segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência Didática - Elaine Cristina


Situação de Aprendizagem: “Essa nega Fulô”

Ensino Fundamental

Público alvo: 9º ano/ 8º série.

Palavras-chave do conteúdo: narração – descrição - diálogo.

Objetivos pretendidos: mostrar ao aluno que os Gêneros não se realizam em estado puro (que narração se mistura com descrição e com dissertação, por exemplo). Semelhante ao que ocorre com a narrativa, a poesia pode incorporar também, como componentes, a narração, a descrição, o diálogo.

Sequência de Atividade: 1º) introduzir o tema a ser trabalhado com os alunos, uso do poema (“Essa nega Fulo”- Jorge de Lima), vídeo com a declamação do poema por João Villaret, em que recupera, para o leitor, tudo o que apresenta de oralidade, musicalidade, malícia e, no todo, de lirismo.

2º) Mostrar ao aluno como o poema se apresenta, evidentemente, como poema pela construção ao modo tradicional em versos redondilhos maiores distribuídos em estrofes e apresentando estribilhos de um ou dois versos, em que se repete “Essa nega Fulô!”.

3º) Desde o início, porém, verifica-se que o poeta optou pelo desenvolvimento narrativo, logo introduzindo a personagem principal, a negra Fulô.

4º) Mostrar que a própria ambiência em que situam Fulô, Sinhá e Sinhô sugere o clima de dominação e de exploração a que é submetida Fulô e, de certo modo, vai anunciando antecipadamente o desenlace, com o poema apresentado de modo lírico o que um conto ou um romance poderiam apresentar.  


Avaliação: Transformação do poema Negra Fulô em prosa. Solicitar dos alunos a reescrita do poema como prosa, mantendo os elementos essenciais do enredo. Sugerir descrição mais extensa dos personagens, que podem receber outros nomes. Facultar exploração maior nas descrições do espaço e nas referências ao tempo. Permitir a criação de diálogos, por meio dos discursos direto e indireto. Detalhar mais o final com relação à vida futura de Fulô.
 
Elaine Cristina
 Vídeo da situação de aprendizagem: "Essa nega Fulô" (João Villaret)

Nenhum comentário:

Postar um comentário