Meu primeiro contato com a leitura foi solitário e fantástico ao mesmo tempo. Isso porque do mesmo modo que os livros eram meus únicos companheiros, também proporcionaram-me aventuras inesquecíveis. Creio que tudo ficou bastante representativo após a leitura de O diário de Anne Frank. Tive vontade de guardar minhas saudades da infância em um diário, o qual tenho até hoje, que logo evoluíram para fragmentos de textos variados. Logo surgiu a preferência por crônicas, a partir da observação de tudo ao meu redor, tento escrever textos que traduzem o dia-a-dia de personagens variados. Para a mim, a leitura e a escrita sempre estiveram relacionadas diretamente, uma complementando a outra. É gratificante que meus pais, que nunca me incentivaram à leitura por falta de estudo , agora leem os meus textos e torcem para que eu siga escrevendo, claro, com humor e sensibilidade, imprescindíveis na vida. O que espero que esta verdadeira alquimia esteja presente em todas as estações da minha vida.
Denise Rangel
Desde criança, sempre gostei de ouvir histórias. Enquanto ouvia, ficava imaginando as cenas e pessoas descritas.
Contudo, a partir da antiga 6ª série ginasial é que despertei para a leitura. Tudo por causa da "Dona Heleninha", minha professora de Português. Com aquele jeitinho meigo e especial de nos convencer, introduziu-me no mundo da leitura. Hoje, sinto o quanto essa experiência foi importante para o meu aprendizado e para a minha vida.
Obrigada, "Dona Heleninha"!
Maria de Fátima
Desde criança, sempre gostei de ler e ouvir histórias. Meu primeiro livro, chamava-se: "A girafinha faladeira". Lembro-me que eu adorava ficar lendo-o e, contando a todos que estava à minha volta, aquela bela história.
O tempo foi passando e, minha paixão pela leitura crescia cada vez mais. Hoje tanto leio, como coleciono livros. Tenho a certeza de que deixar uma criança sem livros é tão cruel e daninho quanto privá-la da alimentação, saúde e moradia. A leitura é o alimento que sacia, uma necessidade natural do ser humano: o saber, a busca pelo conhecimento.
Elaine Cristina
A Ilha Perdida
A minha experiência envolvendo leitura foi na 5ª série (atual 6º ano) foi emocionante a história do livro "A Ilha Perdida" prendeu minha atenção do início ao fim e eu mal podia esperar pelos últimos capítulos. A aventura vivida pelas personagens nos envolve de uma tal forma que realmente parece que estamos compartilhando tudo com eles. Essa experiência foi marcante. E a partir dessa experiência li vários livros dessa coleção.
Neide Correia
Leitura para mim, sempre foi um prazer. Minhas primeiras impressões sobre leitura foram maravilhosas.Li uma coleção inteira de conto de fadas que minha tia tinha em sua casa. Era tão bom sair do real para o imaginário...Criar um mundo novo,onde o tempo parecia não passar, onde participamos com nossos sentimentos, emoções e novos pensamentos que nos fazem tão bem! Penso que nossos alunos , se estimularmos, também se sentirão assim.
A LEITURA DA NATUREZA PELOS OLHOS HUMANOS
A beleza de nossas praias
decifram a natureza
com todo seu esplendor
diante da vida
Marli Figueiredo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirA LEITURA DA NATUREZA PELOS OLHOS HUMANOS
ResponderExcluirQuando eu tinha 12 anos minha primeira experiêcia com leitura e escrita em diário, foi sobre uma viagem que fiz ao Rio de Janeiro e fiquei deslumbrada com a paisagem. Assim escrevi esses versos a baixo:
A beleza de nossas praias
decifram a natureza
com todo seu esplendor
diante da vida
MARLI DE OLIVEIRA FIGUEIREDO (Cursista)
São José do Rio Preto-SP
Sou professora de Português da E. E. Prof. Oscar Salgado Bueno em São José do Rio Preto - S. P.
Neste ano estou trabalhando na sala de leitura, pois estou readaptada e adoro leitura. Espero que este
curso acrescente maiores conhecimentos e dinamismo ao desenvolvimento do meu trabalho.