segunda-feira, 17 de junho de 2013

Sequência Didática - Maria de Fátima



Na ocasião do curso presencial, meu grupo trabalhou com o texto “Meu primeiro beijo[1]”.
A comanda era para construir uma Situação de Aprendizagem (SA) com foco em leitura, considerando as habilidades propostas por Roxane Rojo (texto 01 – Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Procedimentos, estratégias e capacidades de leitura)
Atividades – SA
1 – Ativação de conhecimento de mundo: discussão oral sobre o tema beijar.
2- Predição de conteúdos:
- A que gênero textual vocês acham que pertence esse texto?
- Qual é o conteúdo?
- O que o título sugere?
3- Checagem de hipóteses: leitura do texto
 - Leitura silenciosa;
4- Recuperação do contexto de produção de texto
- Como será que era o beijo quando o texto foi publicado (1977)?
- Hoje é normal o beijo em público?
- E como era na época dos seus avós?
5- Elaboração de apreciação estética e/ou afetiva.
- Gostou do texto? Por quê? O que te levou a gostar?
- Os diálogos? A situação romântica? As gírias? A linguagem informal de adolescentes?
6- Elaboração de apreciações relativas a valores éticos
- Debates sobre o namoro de hoje e o de antigamente.
- Quanto ao beijo: é normal ser um BV (boca virgem)? Até quando? Ou para acontecer é preciso haver sentimento?


[1] BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD, 1977. P134-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário